Infância de Jesus
JESUS CRESCIA EM TAMANHO, SABEDORIA E GRAÇA
Jesus viveu e cresceu no campo, numa pequena aldeia chamada Nazaré (Lc 1,26; 2,39; Jo 1,46). Tudo o que ele sabia aprendeu com sua gente, seus parentes e vizinhos, numa vida de trabalhos manuais, na carpintaria e no campo. (Mc 6,1-6; Lc 4,16-30).
(Em Nazaré ele cresceu, até o dia em que se manifestou a Israel. (Lc 1,80). Jesus deve ter recebido alguma instrução na Sinagoga de Nazaré, onde tinha o costume de fazer a leitura da Escritura (Lc 4,16). Mas nunca freqüentou uma faculdade ou fez estudos superiores. (Jo 7,15).
Durante a maior parte da sua vida, Jesus compartilhou a condição da imensa maioria dos homens; uma vida cotidiana sem grandeza aparente, vida de trabalho manual, vida religiosa judaica submetida à lei de Deus, vida na comunidade. De todo esse período é-nos revelado que Jesus era submisso a seus pais e que crescia em sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e dos homens ( Lc 2,51-52 ). (CIC 531= Catecismo da Igreja Católica)
Obedecendo à sua mãe e a seu pai legal, Jesus cumpre com perfeição o quarto mandamento que é: Honra teu pai e tua mãe. Sua vida oculta em Nazaré permite a todo homem estar unido a Jesus nos caminhos dos cotidianos da vida (CIC 533).
Nazaré é a escola onde começamos a compreender a vida de Jesus, a escola do Evangelho... Aí temos uma lição de silencio, de vida familiar, de trabalho!
Que possa nascer em nós à estima do silencio, para ouvir Deus falar ao coração. (CIC)
No reencontro de Jesus no Templo, Ele deixa entrever o mistério da sua consagração total a uma missão decorrente de sua filiação divina:
Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai? (Lc 2,49). Maria e José não compreenderam esta palavra, mas acolheram na fé, e Maria guardava a lembrança de todos esses fatos em seu coração (Lc 2,51) (CIC 534)
Jesus foi em tudo semelhante a nós, menos no pecado (Hb 4,15)
Existem duas formas de pensar e falar sobre Jesus: Jesus de Nazaré e Jesus Filho de Deus. Sabemos, entretanto, que esta segmentação é apenas didática, pois as duas partes estão intimamente ligadas.
Quando falamos de Jesus Nazaré estamos falando de um homem que fez história, nasceu de uma mulher, cresceu, foi educado por seus pais, deu testemunho de Deus por palavras, atos e milagres. Mas que morreu na cruz.
Quando falamos de Jesus Filho de Deus estamos falando do Ressuscitado. Assim o Crucificado é o Ressuscitado, o (HOMEM/DEUS). A história de Jesus é a historia de um Deus que se fez Homem.
Uma fé madura professa que Jesus filho de Maria e José é, "Jesus o Filho de Deus."