Delicadeza:
A delicadeza é uma forma de amor brotado da Fé. Vontade de santidade traduzida em gestos inspirados naquele que é o Santo feito visível para o coração humano. "O que fizerdes a qualquer necessitado, é a mim que o fazeis".
A Mansidão e delicadeza são virtudes irmãs. Bem-aventurança proposta por Jesus a todos os seus discípulos, a mansidão anda sempre de mãos dadas com a delicadeza. Quem cultiva a mansidão, mais facilmente se torna delicado com todos, inclusive com o próximo, as pessoas com as quais convivemos na família, no trabalho na comunidade. Disse Jesus: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração".
No nosso dia-a-dia necessitamos:
Delicadeza no imprevisto: felizmente, a vida não pode ser computadorizada, muitos menos a vida que se chama de convívio dentro de uma comunidade.
Delicadeza na coexistência: aceitar as diferenças individuais, aceitar as pessoas como elas são, suas qualidades e suas limitações.
Delicadeza no falar: com rigoroso espírito cristão São Paulo nos mostra em suas cartas a necessidfade de nos preocuparmos com o jeito de discordar, de contestar, de responder, de perguntar, de censurar e até de silenciar, no convívio com pessoas de opiniões diferentes.
Delicadeza no serviço: Jesus nos deixou uma regra áurea para a delicadeza do serviço: "Não vim para ser servido, mas para servir.
Revisão de nossa vida