A plenitude humana em Cristo o "novo Adão"
O ser humano ideal é Cristo. A humanidade foi imaginada a partir de Cristo, que se encarnou para levar o ser humano à sua verdadeira humanização. Com efeito, fomos criados à imagem de Deus em Cristo.
"1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
2. Ele estava no princípio junto de Deus.
3. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.
4. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens.
5. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
7. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.
8. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
9. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.
10. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu.
11. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
12. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus,
13. os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.
14. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1,1-14)
O fundamento cristão da esperança no futuro do universo chama-se Jesus Cristo. Para nós, cristãos, toda a narrativa da criação concentra-se em Cristo. Quando o Evangelho é narrado começando por "Naquele tempo..." - o tempo de Jesus - não se trata de um tempo cronológico, mas do tempo de revelação plena que abraça todos os tempos, inclusive o nosso. Por isso, Cristo não chegou nem tão tarde em relação ao princípio nem tão cedo em relação à hoje e ao amanhã. Ele constitui o tempo que impregna e ilumina todos os tempos.
Nós, cristãos, temos o direito e o dever de reinterpretar toda a Escritura todas as tradições religiosas e, inclusive, todos os saberes, mesmo os filosóficos e científicos, a partir de Cristo. Em Adão, todos somos carne corruptívem. Em Jesus, todos nos tornamos carne salva e glorificada. "Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.(Jo 1,12-14). Em Jesus, toda criatura encontra a causa, o modelo e o acesso para experimentar a promessa da Nova Criação.
"Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.
Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.
Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.
Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude" (Col 1,15-19)
SER IMAGEM DE DEUS É SER IMAGEM DE CRISTO